Dinamometria lombar (tração lombar)

O teste de dinamometria lombar é um teste que mede a capacidade de tração da musculatura lombar. A dinamometria lombar geralmente é utilizada em exames médicos, exames funcionais e ocupacionais, exames militares, avaliações físicas em escolas, clubes, academias, avaliação de desenvolvimento físico, avaliação de recuperação motora, sendo aplicada a indivíduos em estado normal de saúde, em processo reabilitação, ou de treinamento desportivo.

Equipamentos necessários

Dinamômetro lombar (dorsal), cronômetro.

Público alvo

Ideal para indivíduos adultos de ambos os sexos.

Procedimentos

Para a realização do teste de tração lombar, o avaliado deverá se posicionar em pé sobre a plataforma do dinamômetro com os joelhos completamente estendidos. O tronco ficará flexionado à frente formando um ângulo de aproximadamente 120º. O avaliado deverá posicionar a cabeça no prolongamento do tronco com o olhar fixado à frente e os braços estendidos.

O cabo do dinamômetro deverá ser ajustado de acordo com o tamanho do avaliado, de modo que ele possa segurar a barra de apoio mantendo a posição descrita anteriormente. A barra de apoio deverá estar posicionada próxima à altura do joelho do avaliado. A empunhadura de uma das mãos deverá ser dorsal e a outra palmar, tendo uma distância entre elas igual ao diâmetro bitrocantérico.

Coloca-se o ponteiro na posição zero da escala do dinamômetro e o avaliado deverá aplicar a maior força possível no movimento de extensão da coluna, utilizando os músculos da região lombar, fazendo com que a coluna fique na posição ereta.

Durante este movimento as pernas e os braços deverão permanecer estendidos, evitando que o avaliado realize qualquer tipo de movimento adicional com os membros inferiores e superiores.

Outras recomendações

Recomenda-se que o avaliado se familiarize com o aparelho e com o procedimento de avaliação antes do procedimento de registro dos dados finais.

Para a coleta das informações finais, recomenda-se que o avaliado realize 3 movimentos máximos de tração lombar com duração entre 3 a 5 segundos cada, com intervalos entre 30 a 60 segundos entre cada movimento.

Análise dos resultados

Utiliza-se como referência o valor mais elevado das três tentativas. O resultado é interpretado de acordo com a tabela de classificação abaixo:

Indicador para análise do teste de dinamometria lombar expresso em kg para indivíduos adultos

CLASSIFICAÇÃO

HOMENS

MULHERES

EXCELENTE

>209

>111

BOM

177 – 208

98 – 110

MEDIANO

126 – 176

52 – 97

REGULAR

91 – 125

39 – 51

BAIXO

< 91

< 39

Fonte: Adaptado de Guedes & Guedes (2006)

Vantagens

É um procedimento pouco invasivo, de baixo custo, de fácil aplicabilidade e reprodutividade além de ser um teste que requer pouco tempo de execução.

Desvantagens

A não familiarização do avaliado com o aparelho e com o procedimento de avaliação pode interferir nos resultados finais. Algumas pessoas podem apresentar limitações físicas que refletem na capacidade de execução do movimento correto de tração lombar. Outra desvantagem é que o aparelho permite a avaliação de um indivíduo de cada vez.

Sugestão de leitura: Dinamometria manual

Referências Bibliográficas

CARNAVAL, P. E.. Medidas e avaliação em ciências do esporte. 5a ed. Editora Sprint, 2002.

GUEDES, D.P.; GUEDES, J.E.. Manual Prático para Avaliação em Educação Física. 1ª ed. São Paulo: Ed. Manole,2006, 484p.

MARINS, J.C; GIANNICHI, R.S. Avaliação e Prescrição da Atividade Física. 2ª Ed., Rio de Janeiro: Shape, 1998, 287p.

MOLINARI, B.. Avaliação médica e física para atletas e praticantes de atividade física. 1ª ed., Editora Roca Ltda. São Paulo – SP, 2000.

SANTOS, L. J. M. Dinamometria isocinética lombar. [Internet]. EFDeportes.com [acesso em 18 de agosto de 2012]. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd49/dinam.htm

 

 

Prof. Luciano Carlos Fernandes
Educador Físico – CREF 6 / MG – 4812 G
Pós-Graduado em Treinamento Desportivo – UFV
Editor do www.educacaofisica.org

ENVIE UM EMAIL PARA admin@educacaofisica.org PARA OBTER INFORMAÇÕES DE COMO ADQUIRIR DINAMÔMETROS MANUAIS, DORSAIS E ESCAPULARES.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


9 − = três

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>