Enfermagem no futebol

A enfermagem é um serviço médico auxiliar desempenhado por um enfermeiro através de um conjunto de técnicas e cuidados ministrados por profissionais regulamentados, através de ações preventivas, curativas e de reabilitação, com o objetivo de atender as necessidades básicas de saúde do ser humano.

Os enfermeiros elaboram o plano de assistência ao paciente, de acordo com a prescrição dos médicos e terapeutas e fiscalizam o trabalho da equipe de auxiliares. Ajudam pacientes antes e depois das cirurgias e durante exames. Ministram medicamentos, convocam médicos, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e terapeutas, quando for necessário.

As atividades do enfermeiro junto aos clubes de futebol são semelhantes aos de uma clínica:

a) organizar e dirigir os serviços de enfermagem
b) acompanhar o trabalho dos técnicos e auxiliares nos setores de enfermagem
c) atuar no controle de qualidade dos equipamentos e materiais hospitalares
d) ministrar medicamentos
e) ajudar na recuperação de atletas, antes e depois das cirurgias

Vale ressaltar que a atuação do enfermeiro na assistência a jogadores de futebol é algo que ainda não possui um espaço para sua atuação. Um estudo desenvolvido por Vitor Hugo Marques, Ana Cristina Mancussi e Faro, Liliana Facincani Espinosa e pela professora dra. Ana Lúcia Machado, sob o título ´Enfermagem no esporte: uma atividade possível´, mostra que a atuação do enfermeiro no esporte não só é viável como essencial.

Texto: Equipe Universidade do Futebol

Fonte: Universidade do Futebol

3 thoughts on “Enfermagem no futebol

  1. Muito bom o texto. Gostaria de receber mas sobre o assunto enfermeiro no esporte,pois estou fazendo faculdade de enfermagem e precisarei de material para fazer o meu tcc.
    Ficarei muito agradecida se vocês enviarem para o meu email.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *