Metodologia do ensino de esportes para adolescentes de 11 a 14 anos de idade

Muitos dos professores e monitores consideram que a criança, quando entra nesta faixa etária dos 11 anos já domina grande parte dos conhecimentos necessários para a prática esportiva. Bastaria apenas então, o treinamento específico para cada modalidade. Quando o aluno chega na 5ª série, geralmente aos 10 anos, o ensino passa a ser mais técnico, por este motivo, é que muitos alunos querem voltar para a 4ª série.

A ação do esporte escolar forma a idéia do 3º ciclo e esse dá base para as competições pedagógicas e os festivais esportivos que acontecem nas escolas. Esse terceiro ciclo, vai da 7ª a 8ª série e nele podemos ter ações educativas de qualidade, criatividade e, principalmente, de inteligência, é o ciclo em que o aluno amplia a organização do conhecimento, as referências conceituais do seu pensamento. Enfim, ele toma consciência das teorias.

No esporte é possível fazer a passagem do brincar (aspecto lúdico) para a atividade técnica e tática, sem excluir o prazer do jogo. Essa atividade técnica pode ser eficiente (erros e acertos cada vez mais, refinados). Contudo, os alunos sempre apresentam movimentos eficazes.

É preciso orientar os festivais esportivos (manifestações festivas do esporte, sem ênfase na competição), para os 11 e 12 anos, e as competições pedagógicas para is 13 e 14 anos.

Esta fase é adequada aos festivais e competições, por ser um momento de mudança na vida dos estudantes. Tais mudanças é um longo processo de 4 anos ou mais. O professor concretiza melhor sua atividade com o esporte, quando há uma divisão de idade (11 e 12/13 e 14).

Vamos entender melhor, através do diagrama abaixo:

 

Autor: Prof. Geilson FerreiraCREF 010275-G / SC

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *