Musculação Vs perda de peso

A musculação é um trabalho que também pode proporcionar a queima de massa gorda. Para entendermos melhor como isto acontece, devemos aprender um pouco sobre a taxa metabólica de repouso (TMR). A TMR representa o gasto energético necessário para manter as funções vitais durante o repouso. Em geral, a TMR representa de 60 a 75% do total de energia gasta diariamente o efeito térmico da respiração representa em torno de 10% e a actividade física uma faixa entre 15 a 30%.

Para se calcular o gasto energético em repouso, existem fórmulas complexas que levam em conta a área corporal e a idade. Outras ainda calculam o gasto metabólico basal baseado na quantidade de massa magra. Uma fórmula simples de se calcular o gasto calórico em repouso é pelo método mostrado no livro de Nancy Clark (Guia de Nutrição desportiva), no qual se utiliza a seguinte fórmula:

TMR = Peso corporal (kg) x 22 calorias

Depois de calculada a TMR, some o gasto energético das suas actividades diárias (trabalho, actividades no lar). Não considere a sua actividade física.

Por exemplo: se você, no dia-a-dia, tem um trabalho sedentário, no qual pouco se movimenta e só anda de carro, você é pouco activo. Some ao TMR mais 20 a 40% do TMR. Se você é uma pessoa moderadamente activa no dia-a-dia, e caminha pouco para chegar ao trabalho e movimenta-se bastante quando está a trabalhar, some à TMR mais 40 a 60% do TMR.

Se for muito activo, ou seja, seu trabalho exige grandes esforços manuais ou caminhadas contínuas, acrescente ao TMR mais 60 a 80% do mesmo. Por exemplo: você pesa 60 kg e é uma pessoa moderadamente activa.

TMR = 22 X 60 TMR = 1320 calorias

Calcule agora as calorias gastas das actividades diárias para uma pessoa moderadamente activa.

Actividades diárias = 50% X 1320 = 660 calorias

Agora some as duas:

TMR + actividades diárias = 1320 +660 = 1980 calorias diárias.

E o que esta taxa metabólica em repouso tem haver com a musculação? O aumento de massa muscular provocado pela musculação faz com que a taxa metabólica de repouso sofra um aumento, pois a massa muscular consome energia activamente mesmo durante o repouso.

Num estudo (Nelson, 1994), feito com homens e mulheres de 50 a 70 anos que realizaram um trabalho de musculação 3 dias por semana durante 12 semanas, foi observado que a TMR aumentou 15% e isto representou uma perda de 2 kg de massa gorda, sem que tivesse sido feita nenhuma dieta rigorosa. Analisando comparativamente à actividade aeróbia, notamos que o gasto calórico durante a actividade aeróbia ocorre principalmente durante o exercício, enquanto no trabalho de musculação a queima calórica ocorre predominantemente em repouso.

Enfim, tanto a actividade aeróbia quanto a musculação proporcionam a perda de massa gorda. E qual das duas proporciona maior queima? Isto vai depender do tipo de actividade aeróbia escolhida, da intensidade, duração e também da sobrecarga da musculação. Em geral a actividade aeróbia mostra uma queima calórica maior do que a musculação.

Mas isto não torna a musculação menos importante. Um trabalho de fortalecimento muscular pode ajudá-lo nas suas actividades diárias, melhorar a sua postura, evita lesões comuns em actividades aeróbias e outros benefícios, além de ajudar na queima de massa gorda. Assim, como pode constatar, mesmo que sejam apenas 30 minutos de musculação, 3 x por semana poderá ser muito benéfico para si independentemente do objectivo que deseja alcançar ou pretende manter.

Porque o mais importante é mexer-se, fazer actividade fisica, por exemplo, todo nós precisamos de dormir para descansar, de comer para manter o nosso corpo activo e nutrido e também de movimentar-nos para manter ou aumentar o nosso tónus muscular para prevenir doenças degenerativas ou padecer de qualquer mal.


Por Marcelo de Barros
Personal Trainer e diretor geral do website 3Fitness.com

Fontes: Nancy Clark (Guia de Nutrição desportiva)


Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *