Prática de exercícios físicos deve começar na escola

As últimas décadas tem representado um período de mudanças nas condições de vida e de saúde da população brasileira. Os padrões de lazer e trabalho foram modificados, e a qualidade dos alimentos transformada.

Entretanto, a qualidade de vida, principalmente no que se refere à saúde, deve ser priorizada. Desta feita, as modificações no estilo de vida, visando a prevenção de doenças cardiovasculares (DCV), devem iniciar ainda na infância.

A escola, nesse contexto, é um espaço onde se oportuniza o acesso às informações sobre a necessidade do desenvolvimento de hábitos saudáveis para a prevenção de doenças e a manutenção da saúde.

Nesse sentido, faz-se necessário a realização de atividades diferenciadas no ambiente escolar, com ênfase na prática de atividade física e alimentação saudável.

A atividade física reduz o risco de cardiopatia, acidente vascular cerebral, diabetes e ajuda a prevenir a obesidade infantil. Assim, associa-se a uma melhor expectativa de vida e a um decréscimo do risco cardiovascular.

A questão nutricional também exerce papel fundamental. Especificamente no ambiente escolar, onde a informação consegue abranger um grande número de alunos, o hábito alimentar saudável deve fazer parte do dia a dia. Redução da ingestão de gorduras saturadas, a diminuição do consumo de sal e a inclusão na alimentação de vegetais e frutas são fatores indispensáveis.

De forma prática, a preferência deve ser para os sanduíches naturais, alimentos assados, frutas e sucos. Evitar frituras, doces e refrigerantes.

As práticas e os hábitos adquiridos nessa fase da vida, perpetuam-se na vida adulta. Por isso, como já enfatizado, a prevenção deve iniciar-se ainda na infância, tendo a escola como um grande aliado nesse objetivo.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia
Colaboração: Gustavo Dutra
Estagiário da Beneficência Portuguesa de São Paulo

One thought on “Prática de exercícios físicos deve começar na escola

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *