Recomendações de atividades físicas para crianças menores de 5 anos

Quanto de atividade física as crianças menores de 5 anos de idade precisam fazer para se manterem saudáveis?

Ser fisicamente ativo a cada dia é importante para o crescimento e desenvolvimento saudável de bebês e crianças com idade pré-escolar. As crianças, do nascimento aos cinco anos devem participar de atividades físicas diárias, que promovam a saúde relacionada à aptidão e habilidades motoras.

É preciso minimizar a quantidade de tempo que as crianças ficam sentadas assistindo TV, mexendo no computador e andando de carro ou ônibus.

Para essa faixa etária, a atividade física de qualquer intensidade deve ser incentivada, incluindo-se atividades leves e atividades de intensidades mais elevadas.

A quantidade de atividade física semanal necessária é determinada de acordo com a faixa etária. Seguem abaixo as recomendações para a prática de atividades físicas para bebês e crianças de até 5 anos de idade.

Bebês (do nascimento aos 12 meses)

Os bebês devem ser encorajados a se movimentarem o tempo todo. Antes do bebê começar a engatinhar, eles devem ser incentivados durante suas rotinas diárias a serem fisicamente ativos. Para isto devem ser oferecidos estímulos de alcançar, agarrar, puxar e empurrar, mover a cabeça, o corpo e os membros, tanto durante o andar supervisionado quanto durante o tempo em que estão com a barriga para baixo.

Os bebês devem interagir com seus pais e/ou com seus cuidadores em atividades físicas diárias que se dedicam a promover a exploração de seu ambiente. Os indivíduos responsáveis pelas crianças devem ter a consciência da importância da atividade física e promover o desenvolvimento das habilidades motoras das crianças.

Os bebês devem ser colocados em segurança em situações que facilitam a prática de atividade física e que não restrinjam os movimentos por longos períodos de tempo.

A atividade física deve promover o desenvolvimento de habilidades motoras.

As crianças devem ter um ambiente que atenda ou exceda os padrões de segurança recomendados para realizar atividades que envolvam grandes grupos musculares.

A partir do momento em que os bebês conseguem engatinhar sozinhos, eles devem ser incentivados ao movimento. Para isto, o ambiente deve ser preparado com materiais e jogos estimulantes.

Crianças (1 a 5 anos)

As crianças que podem andar sozinhas, devem se manter fisicamente ativas pelo menos 3 horas (180 minutos) por dia, todos os dias da semana.

Este tempo deve ser distribuído por todo o dia, dentro e fora de casa e devem incluir atividades leves como se manter de pé, mover-se, rolar, brincar e atividades mais intensas como pular, correr. Dentre este tempo, devem acumular pelo menos 30 minutos diários de atividades físicas estruturadas como ginásticas, dança.

As crianças nesta faixa etária devem ser estimuladas através de jogos com bolas, brincadeiras na água, jogos, escaladas (subir, descer).

Nesta idade, as crianças não devem ficar inativas por longos períodos (mais de 60 minutos), exceto quando estão dormindo.

Ficar longos períodos sentados assistindo TV, viajando de carro ou ônibus ou em carrinhos de bebês não e bom para a saúde de uma criança e nem para o seu desenvolvimento. Há evidências crescentes de que tal comportamento pode aumentar o risco de problemas de saúde.

Devem desenvolver habilidades motoras que servirão de base para a construção de movimentos mais complexos.

Devem ter dentro e fora de casa áreas que atendam ou excedam as normas de segurança recomendadas para realizar atividades de grandes grupos musculares.

Os indivíduos responsáveis pelos cuidados com as crianças devem ser conscientes da importância da atividade física e facilitar o desenvolvimento das habilidades motoras nas crianças.

Todas as crianças com menos de 5 anos de idade

Todas as crianças menores de 5 anos que estão acima do peso podem melhorar sua saúde, cumprindo as diretrizes de atividade física, mesmo que não haja uma redução do peso corporal.

Para alcançar e manter um peso saudável, elas podem precisar fazer atividades físicas adicionais e sofrer alterações em suas dietas.

O que conta como atividade leve para as crianças?

Atividade leve para as crianças inclui uma série de atividades, tais como:

  • Manter-se de pé
  • movimentar-se pelo chão.
  • andar em um ritmo lento

O que conta como atividade intensa para as crianças?

Exemplos de atividades intensas adequadas para a maioria das crianças que podem andar por conta própria são:

  • Jogos e brincadeiras ativas (correr atrás de uma bola, brincar de esconder).
  • Caminhada rápida e corrida.
  • Andar de bicicleta.
  • Dançar.
  • Nadar.
  • Escalar (subir e descer do sofá por exemplo).
  • Pular corda.
  • Ginástica.

Referências:

  • NASPE. Active Start – Physical Activity Guidelines for Children Birth to Five Years. Beyond the Journal. Young Children on the Web. May 2006.
  • Physical activity guidelines for children (under 5 years). [Internet]. Disponível em: http://www.nhs.uk/Livewell/fitness/Pages/physical-activity-guidelines-for-children.aspx. Acesso em: 07/09/2012.

Prof. Luciano Carlos Fernandes
Educador Físico – CREF 6 / MG – 4812 G
Pós-Graduado em Treinamento Desportivo – UFV
Editor do www.educacaofisica.org

2 thoughts on “Recomendações de atividades físicas para crianças menores de 5 anos

  1. Pingback: Informações aos pais sobre o IMC das crianças | educacaofisica.org

  2. Adorei as atividades para crianças, bem criativas! Gostaria de receber mais através do endereço eletrônico pois tenho um filho de 5 anos que adora fazer atividades.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *