Saúde da mulher leva homens a optarem pela vasectomia

Homens dispensam uso de camisinha nas relações sexuais depois de fazerem vasectomia

Estudo realizado com homens de baixa renda entre 25 e 45 anos mostra que eles não relacionam uso de preservativo com prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e deixam de usá-lo após adotarem o método anticoncepcional. Embora os homens possam usar a vasectomia como método contraceptivo, estudo realizado pela enfermeira Flávia Ribeiro Manhoso mostra que a técnica é escolhida na maioria dos casos devido a problemas com a saúde da mulher. A pesquisa também aponta que os homens não se preocupam em usar preservativo após a vasectomia, o que aumenta o risco do contágio de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) como a aids.

Flávia entrevistou homens de baixa renda entre 25 e 45 anos que passaram por reuniões de planejamento familiar em um posto de saúde de Interlagos (Zona Sul de São Paulo). “A maioria escolheu a vasectomia devido a problemas de saúde na parceira causados por cesarianas ou outros anticoncepcionais, em especial a pílula, injeções e o Dispositivo Intra-Uterino (DIU), e medo de complicações na cirurgia de laqueadura de trompas”, destaca. “Nenhum veio por iniciativa própria, mas só após muito diálogo entre o casal, apesar da média de 3 a 6 filhos por família.”

De acordo com a enfermeira, os entrevistados optaram pela vasectomia por indicação de amigos ou foram encaminhados ao planejamento familiar por meio do pré-natal da companheira. “Eles tem pouca informação sobre o método, por isso há um grande receio de que a cirurgia prejudique a vida sexual”, ressalta. “Houve homens que deixaram de ir às reuniões por medo da incisão ou sentimento de vergonha diante dos profissionais de saúde.”

Preservativos

Flávia explica que os homens devem fazer dois espermogramas, 30 e 60 dias após a cirurgia, para verificar se não há mais produção de espermatozóides. “Na pesquisa, parte dos vasectomizados não retornaram com os exames, e se não forem usados outros métodos anticoncepcionais, podem voltar a ter filhos mesmo operados”, alerta. “Os homens entrevistados também não relacionam o uso de camisinha com a prevenção de DSTs, passando a dispensá-la depois da vasectomia.”

Antes do homem realizar a vasectomia, o casal precisa passa por três reuniões de planejamento familiar com especialistas, onde são apresentados os métodos contraceptivos. “Apenas os homens maiores de 25 anos e com dois filhos vivos podem utilizar a técnica”, explica a pesquisadora. Depois da triagem feita por uma assistente social, um médico e um psicólogo os homens assinam um termo de consentimento e são encaminhados para a cirurgia, que é realizada no próprio posto de saúde. “Os pacientes não podem manter relações sexuais nas 24 horas seguintes à vasectomia, mas a maioria dos entrevistados se relacionou antes desse prazo.”

Flávia observa que o planejamento familiar quase sempre é feito por meio da mulher. “Há uma grande procura pela laqueadura de trompas, cirurgia que é feita somente em hospitais e tem uma grande fila de espera no serviço público”, diz. “A vasectomia é uma contribuição que pode ser esperada do homem, sendo bem mais acessível no aspecto sócio-econômico do que a laqueadura.”As conclusões do estudo estão no mestrado da enfermeira, apresentado na Escola de Enfermagem (EE) da USP.

Texto:
Júlio Bernardes

Fonte:
USP Notícias

9 thoughts on “Saúde da mulher leva homens a optarem pela vasectomia

  1. Oi eu tenho 41 anos de idade tenho 3 filhos, estou pensando em fazer a vasectomia mas tenho um pouco de medo.pos cirugia é muito doloroso? e quanto tempo de repouso?

    • Olá Francisco. Obrigado pelo contato!
      A cirurgia é simples e o procedimento cirúrgico dura aproximadamente 20 a 30 minutos. A cirurgia é realizada com anestesia local e possivelmente será ministrado algum analgésico após a cirugia. Deve-se ficar de repouso 48 horas após a cirurgia e recomenda-se que volte as atividades normais após 10 dias. Sugiro que procure um urologista para maiores exclarecimentos.

  2. Já tenho filhos , minha parceira não pode tomar nehum tipo de remédio ela pediu que eu fosse fazer a cirugia mas tenho medo .
    Já pensei realmente não quero mais ter filhos.
    a´pos cirugia tenho que ficar em casa quando tempo? posso ir trabalhar normal?

    • Olá Alécio. Obrigado pelo contato!
      Geralmente fica-se de repouso 48 horas após a cirurgia e recomenda-se que volte as atividades normais após 10 dias. Sugiro que procure um urologista para maiores exclarecimentos.

  3. Boa tarde! Na verdade eu tenho uma pergunta fiz vasectomia a 6 anos, método foi interrupção do cnal não foi amarradinho ou coisa parecisa sou casado, tenho um relacionamento extraconjugal e ela diz estar gravida de min, é possível ?

    • Olá! Em alguns casos existe sim a possibilidade. Embora a vasectomia seja um procedimento bastante eficiente, ela não é 100% infalível. Existem relatos de homens que se tornaram pais após o procedimento de vasectomia. As possíveis razões para que isto tenha acontecido seriam a o fato de não utilizar outro método contraceptivo nos meses seguintes à cirurgia; ou, os canais deferentes se reconectarem após a cirurgia, fazendo a vasectomia se reverter sozinha. Sugiro que procure seu urologista para maiores esclarecimentos.

  4. Meus amigo fiz a vazectomia á 13 anos foi e é uma maravilha, só que eu não aguentei passar as 48 horas recomendado pelo o medico só que eu usei caminsinha nas 3 primeiras vez, e fiquei igual a um galo, não passo muitos dias sem quilo kkkkkk. Sinceramente ja estou sentido falta ser pai novamente pois estou com 48 anos.

  5. Tenho 45 anos sou pai de 3 filhos 16 18 21 anos. mais ja estou separado ha 4 anos. bom to namorando ela ja tem 3 filhos 2 4 13 anos. então conversamos e decidi então faser vasequetomia. muitos disem que o home perde a vontade e fica sem eressão. Isso é verdade. que devo fazer então?
    Obrigado!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *