Teste de supino da Associação Cristã de Moços para resistência muscular

O teste de supino da ACM é um teste para mensurar a resistência de força muscular da musculatura peitoral e de membros superiores. Neste teste, os avaliados realizam tantas repetições quanto possível a uma cadência de 60 batidas por minuto.

  • Finalidade: para medir a resistência da força muscular de peitoral e membros superiores.
  • Equipamentos necessários: banco supino, barra com anilhas e metrônomo.
  • Procedimentos: O metrônomo deverá ser ajustado em 60 batimentos por minuto. Cada batimento definirá um movimento de subida ou descida da barra. Desta forma, serão realizados 30 movimentos de subida e descida por minuto. O avaliado começa deitado em decúbito dorsal no banco, com os pés apoiados no chão. Todo a parte posterior corpo deverá estar em contato com o banco durante o teste. A barra deverá ser segurada na largura dos ombros com as palmas das mãos para cima. A posição inicial será com os cotovelos flexionados com barra em contato com o peito aproximadamente na linha axilar. A barra então é empurrada até a extensão completa dos cotovelos. Após cada extensão a barra é trazida de volta à posição de descida original, tocando o peito do avaliado, sempre mantendo o ritmo do metrônomo. O teste é finalizado quando o avaliado não conseguir uma extensão total dos cotovelos ou não conseguir manter o ritmo determinado pelo metrônomo. Orientar o avaliado a realizar as técnicas respiratórias adequadas durante o teste (inspirar na descida da barra e expirar no momento de extensão dos cotovelos). O peso da barra é de 36 kg para homens e 16 kg para mulheres.
  • Análise dos resultados: o escore é determinado pelo número de repetições bem sucedidas. O resultado é interpretado de acordo com a tabela de classificação abaixo:

Tabela: Score do teste de resistência da YMCA no supino. Fonte: Nieman (2011)

  • População-alvo: Homens e mulheres com idades acima de 18 anos.
  • Vantagens: Teste de fácil aplicação. Utilização de poucos equipamentos e equipamentos de baixo custo. Possibilita a aplicação de carga absoluta contante.
  • Desvantagens: Um das desvantagens do teste é que trata de maneira injusta pessoas com baixo peso corporal. Necessita de um acompanhamento constante do avaliador durante o teste para evitar acidentes.

Referências bibliográficas:

ExRx.net LLC. Exercise Prescription. YMCA Bench Press [Internet]. [Acesso em 14 de agosto de 2011]. Disponível em: http://www.exrx.net/Calculators/YBenchPress.html

Golding, L.A. (Ed.) (2000). YMCA fitness testing and assessment manual (4th ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.

Nieman D. C.. Exercício e Saúde. Teste e Prescrição de Exercícios.  6ª edição. Ed. Manole, 2011, p 182.

Prof. Luciano Carlos Fernandes
Educador Físico – CREF 6 / MG – 4812 G
Pós-Graduado em Treinamento Desportivo – UFV
Editor do www.educacaofisica.org

Fonte: www.avaliacaofisica.org

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *