Treinamento feminino: menstruação e treinamento físico

Algumas mulheres atletas apresentam alterações na sua capacidade de desempenho em qualquer período do ciclo menstrual, sendo que muitas vezes ocorre uma diminuição considerável da performance em alguma fase do ciclo.

Antes de discutirmos a influência do ciclo menstrual na performance de atletas vamos relembrar as fases do ciclo menstrual:

1. FASE MENSTRUAL (FLUXO) – dura cerca de cinco dias, onde o endométrio (revestimento uterino) é descolado ocorrendo o fluxo menstrual.

2. FASE PROLIFERATIVA – o útero é preparado para a fertilização durante mais ou menos 10 dias. Nesta fase o endométrio fica mais espesso e os folículos ovarianos amadurecem, e termina quando um folículo amadurece e se rompe liberando o óvulo (ovulação). As fases 1 e 2 correspondem à fase folicular do ciclo ovariano.

3. FASE SECRETÓRIA – corresponde a fase lútea do ciclo ovariano e dura de 10 a 14 dias, onde o útero se prepara para a gravidez. Neste período o folículo está vazio (corpo lúteo), e neste mesmo período ocorre a secreção dos hormônios progesterona e estrogênio.

Pelo fato de haver secreção de diferentes hormônios e diferentes concentrações ao longo do mês, algumas mulheres atletas acabam sentindo essas alterações em seus treinamentos, influenciando de forma positiva ou negativa suas performances atléticas.

Só que essas alterações são individuais e difíceis de serem quantificadas, de acordo com grandes pesquisadores que chegaram em um ponto comum: “as alterações do desempenho atlético apresentado durante as diferentes fases do ciclo menstrual estão sujeitas a uma variação individual considerável”.

E que algumas mulheres não apresentam nenhuma alteração perceptível na sua capacidade de desempenho independente do ciclo menstrual, outras, no entanto, apresentam uma dificuldade considerável em diferentes períodos do ciclo (WILMORE, 2001).

O que se fala muito na literatura científica é que a melhor fase do ciclo menstrual para se obter um bom desempenho atlético é imediatamente a menstruação até o 15° dia, mas outros estudos demonstraram que o desempenho é melhor durante o período menstrual. Mas mesmo assim, cientificamente, pouco se sabe sobre essas alterações na performance de mulheres atletas, pois muitas informações são baseadas em casos subjetivos ou investigações informais.

Tal “confusão” de estudos sobre a interferência do ciclo menstrual na performance de atletas se deve muito a falta de trabalhos científicos com mulheres atletas em praticamente todas as modalidades desportivas. O simples fato das mulheres terem essas oscilações hormonais ao longo do mês faz com que muitos pesquisadores utilizem sempre atletas masculinos em suas pesquisas.

Um conselho para as mulheres atletas e ou mulheres que praticam exercícios de forma regular é que diminua consideravelmente o volume e a intensidade dos exercícios quando estiverem alguns sintomas com a TPM (tensão pré-menstrual) ou dismenorréia (cólica forte durante o período menstrual).

Fisiologistas indicam a utilização de contraceptivos orais em baixa dose, mas, antes de qualquer coisa procure um médico especializado em medicina esportiva para tentar diminuir os sintomas causados pelo ciclo menstrual para se tentar manter os níveis de treinamento constantes, ocasionando assim menor queda da performance. Na próxima edição estaremos abordando os efeitos do treinamento intenso na saúde da mulher atleta.

Bibliografia, entrar em contato com o autor.

Prof. Ms. Fabiano Peres
profabiano@hotmail.com
Mestre em Educação Física pela UNIMEP
Especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP
Graduado em Educação Física pela UNESP
Membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia do Exercício
Professor e coordenador do curso de Educação Física da Universidade São Francisco (USF) – Bragança Paulista
Professor do curso de Especialização em Medicina Esportiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP/ IOT)
Professor do curso de Educação Física do UNIFAE – São João da Boa Vista

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *